RECEITAS DE BRIGADEIRO GOURMET

Olá Meninas, tudo bem? Muitas de Vocês entraram em contato pedindo algumas receitas de brigadeiro Gourmet.

Então, antes de terminar de falar dos nossos cursos, eu acabei resolvendo falar sobre as receitas de brigadeiro gourmet e dar algumas dicas para vocês, tá bom?

receitas de brigadeiro gourmet
receitas de brigadeiro gourmet

RECEITAS DE BRIGADEIRO GOURMET BASE

Eu gosto muito de ter uma “receita base” para tudo. O que é uma receita base? É uma receita que você pode seguir e acrescentar qualquer outro sabor.

Lembre-se sempre de que o brigadeiro gourmet tem que ser feito com ingredientes premium. Se você ainda tem dúvidas do que pode ou não ser considerado gourmet, é só vir nesse post aqui que eu esclareci mais sobre isso.

A receita base de brigadeiro gourmet que eu utilizo nas minhas receitas é:

RECEITA DE BRIGADEIRO GOURMET

INGREDIENTES

-1 lata de leite condensado (a lata tem 395g)

-2 colheres de sopa de manteiga (Jamais use margarina)

-120g de chocolate ralado

MODO DE FAZER:

Coloque tudo no fogo e mexa até dar o ponto. Para saber se o brigadeiro já está no ponto, tombe a panela (cuidado para não deixar cair). Se o brigadeiro escorregar do fundo sem deixar sujeira, é por que já está no ponto.

Aqui vale fazer testes, então por exemplo, e você está querendo fazer um brigadeiro gourmet tradicional, tente misturar o chocolate meio amargo com o chocolate ao leite. Você pode testar meio a meio ou mais chocolate amargo ou mais chocolate ao leite, do jeito que você quiser.

Nessa base, se você acrescentar poupa de maracujá, ele vira brigadeiro gourmet de maracujá. Se você acrescentar geleia de morango, vira brigadeiro gourmet de morango. Se você acrescentar leite ninho, vira brigadeiro gourmet de leite ninho. Se você quiser um brigadeiro de nozes, pode fazer com chocolate branco e nozes picadas ou com o chocolate ao leite e nozes picadas.

Existem receitas que vão muito mais coisas do que essas? Sim, existem. Eu recomendo? Claro que sim.

Como eu disse, essa é uma receita base! Se você estiver super em dúvida de como fazer algum pedido especial de algum cliente, comece por aí.

Cozinhar é experiência, então não tenha medo de errar. No começo, vá de receitas mais certeiras, como por exemplo o brigadeiro tradicional ou de leite ninho com Nutella, que sempre é sucesso, mas com o tempo, conforme você for pegando prática, comece a inventar as receitas partindo dessa receita base e vá criando suas próprias receitas exclusivas!

DETALHES DE CADA UM DOS INGREDIENTES

Se você está iniciando pode ser que você comece a se perguntar por que você tem que usar manteiga e não pode usar margarina, ou então qual chocolate usar, pode ser o fracionado?

Então resolvi falar um pouquinho mais sobre isso.

Como nós já conversamos, os ingredientes do brigadeiro gourmet devem ser de altíssima qualidade.

Margarina é uma coisa não entra na minha casa. Ela é feita com óleos vegetais, não é saudável e se você usar muito ela parece que fica “pegando no céu da boca”. E não é isso que você quer com os seus brigadeiros.

Além disso, a manteiga é a responsável por dar brilho ao seu brigadeiro! É ela que vai deixar o seu brigadeiro mais bonito! Então não arrisque e não compre margarina para as suas receitas de forma alguma.

A manteiga pode ser com sal? Eu prefiro usar a manteiga sem sal quando estou fazendo algo para os clientes. Mas quando estou fazendo brigadeiros para comer em casa, eu coloco a manteiga com sal. Eu acho que a manteiga com sal dá uma quebrada no doce e deixa um salgadinho bem no fundo da língua, na hora que você come o doce, que é algo que eu adoro.

Não que seu doce vá ficar salgado, até por que a quantidade de sal da manteiga é mínima, mas eu acho que dá um “tchan” a mais. Me entendem? HAHA

Mas, não é todo mundo que é fã desse salgadinho no fim, então o ideal é que você faça brigadeiro com manteiga sem sal para os seus clientes.

O CHOCOLATE NO BRIGADEIRO, QUAL USAR?

O chocolate costuma ser um dos itens mais caros quando falamos de brigadeiro. Apesar de que o leite condensado das marcas mais conhecidas também anda bem carinho.

Uma coisa eu te digo, não tente economizar no chocolate. É ele que dá sabor para o seu brigadeiro, é ele que vai te ajudar a dar o ponto do brigadeiro, é ele que vai deixar o seu brigadeiro com aquela textura perfeita. Então não tente economizar bem nesse item pois pode ser desastroso.

Cobre mais caro, mas entregue algo de qualidade para os seus clientes.

As marcas de chocolate que eu recomendo (e não estou ganhando nada para isso são): Garoto, Nestle e Harold – Melken

O Harold é com certeza a opção mais barata, mas é uma das minhas marcas queridinhas, então eu recomendo de olhos fechados.

Não tente pegar nada mais barato que isso ou que venha com a palavra “fracionado” ou “hidrogenado” na embalagem. Isso com certeza vai destruir o seu brigadeiro.

Além disso, evite ficar comprando as barras pequenas de chocolate no mercado. Compre logo a de um quilo e economize. A diferença de preço acaba sendo gritante.

Aqui em Osasco eu chego a pagar R$8,00 de uma barra de chocolate de 170g. E a de um quilo custa R$31,00! Isso dá uma diferença de R$16,00 no preço do quilo do chocolate, é muito dinheiro! Isso barateia muito o custo do seu brigadeiro e acaba fazendo com que seu produto saia mais barato ou que você tenha mais lucro.

POR QUE RALAR O CHOCOLATE?

Vocês devem ter reparado que eu falei lá em cima que o chocolate deve ser ralado. Essa é uma recomendação minha pois é o jeito que eu gosto de trabalhar. Você também pode picar o chocolate no lugar de ralar.

E quando eu falo em ralar o chocolate, não é no ralador de queijo não, é na faca, você vai passando a faca no chocolate e tirando lasquinhas dele, sem serem muito grossas.

O que você não pode fazer de forma alguma é colocar o quadrado de chocolate inteiro na panela.

Isso vai fazer com que o chocolate demore demais para derreter, seu brigadeiro demore mais para dar o ponto e com isso ele corre o risco de cristalizar.

Quanto mais rápido o brigadeiro dá o ponto, menos as chances dele cristalizar.

Se você não sabia disso e quer ter acesso a mais dicas importantes como essa, que vão levar seus brigadeiros a um próximo nível, você precisa conhecer o curso de brigadeiro Gourmet da Carol Gourmet. É só clicar aqui para ver o review do curso que eu fiz.

O LEITE CONDENSADO

Não existe brigadeiro sem leite condensado. A mesma regra se aplica para o brigadeiro gourmet.  E é claro que você precisa usar um leite condensado da melhor qualidade.

Eu indico o Leite Moça. É o mais caro? É sim, mas a qualidade dele é incomparável.

Se você for fazer pelo menos 3 receitas no mesmo dia, você pode comprar aquela lata grandona, de 1050g. Essa latona rende 3 latinhas da pequena, basta você pegar uma balancinha e pesar 350g para fazer cada uma das receitas.

Mas somente use a latona se você for fazer as 3 receitas no mesmo dia. Eu não recomendo que você guarde o leite condensado já aberto! Isso pode levar a contaminações, prejudicar o sabor do seu brigadeiro e ainda fazer com que ele estrague mais rapidamente.

Bom, agora você já sabe tudo o que você precisa saber sobre Receitas de Brigadeiro Gourmet e sobre cada um dos seus ingredientes básicos. Com esse conhecimento você já pode começar a arriscar e a criar os seus próprios recheios!

Mas, se você tem medo de arriscar, recomendo que compre o curso da Carol Gourmet, lá ela ensina várias dicas que vão te deixar ainda mais segura para começar a criar os seus sabores secretos!

The post RECEITAS DE BRIGADEIRO GOURMET appeared first on Brigadeiro Gourmet.




Mais Receitas acesse: RECEITAS DE BRIGADEIRO GOURMET

Comentários